Se você está buscando uma solução para sua impressora Epson da série L, você veio ao lugar certo!
Diariamente recebemos reclamações de clientes referente a falhas de impressão nas impressoras da Epson EcoTank da série L 4 dígitos (L3110 L3210 L3150 L3250 L4150 L4160 L4260 L6161 L6171 L6191 L14150) e desde o lançamento dessa linha de impressoras nós detectamos esses problemas e fomos buscando soluções que hoje são passadas para os usuários e, em grande parte dos casos, resolvem os problemas de falhas.
Por isso listamos aqui os 6 procedimentos que podem te auxiliar a resolver os problemas com falhas de impressão.
A solução pode estar relacionada a apenas um dos pontos citados ou pode ser necessário realizar mais de um procedimento, como muitas vezes não é possível identificar o problema somente olhando, recomendamos ir realizando cada procedimento e testando a impressora para ver se funcionou.
1º Passo
Os cartuchos podem estar com ar, sem tinta, isso pode ocorrer por alguns motivos:
- A impressora é nova e foi feita a inicialização indicada pelo manual, esse inicialização as vezes não puxa tinta o suficiente para encher o cartucho e pode ficar com ar;
- Impressora ficou algum tempo parada e devido a isso a tinta acabou voltando para o reservatório esvaziando os cartuchos;
- Respiro do reservatório entupido, mesmo quando pressuriza os cartuchos, em pouco tempo a tinta volta pois não está tendo entrada de ar para empurrar a tinta para os cartuchos.
Para solucionar esse problema você pode seguir o passo a passo do vídeo abaixo:
Se você fez a pressurização e as falhas continuaram ou o cartucho esvaziou novamente, siga para os próximos passos.
2º Passo
Os reservatórios desses modelos de impressoras possuem um labirinto para a entrada de ar, o que poderia ser uma boa ideia, já que evita cair sujeira na tinta, acabou sendo um problema pois entope com muita facilidade.
Para resolver esse problema, a solução que encontramos foi fazer a abertura de um novo respiro no reservatório, dessa forma o ar entra sem problemas, fazendo a troca necessária para que a tinta flua corretamente entre reservatório, mangueira e cartucho.
O tutorial detalhado para realizar esse procedimento você assiste no vídeo abaixo:
Ainda nos reservatórios, embaixo deles tem um filtro que as vezes pode estar sujo, com borra de tinta, para resolver é preciso remover o reservatório para limpar, lavando com bastante água, porém para esse procedimento ainda não temos um vídeo tutorial.
Até aqui, muitas das vezes já é suficiente para resolver o problema de falhas de alguns equipamentos, porém se no seu caso o problema continua, siga para os outros passos.
3º Passo
Em alguns casos, mais comum após alguma manutenção em que a impressora precisou ser aberta, a mangueira que sai para a caixa de feltros as vezes fica esmagada e não consegue mandar a tinta velha pra fora, nesse caso sugerimos a instalação do dispenser, onde você consegue acompanhar se a tinta está sendo descartada corretamente. Além disso o dispenser é uma adaptação que gera economia, visto que não será mais necessário comprar feltros novos toda vez que estiverem cheios, basta descartar os resíduos do dispenser.
Para fazer a instalação do dispenser é só seguir o passo a passo do vídeo abaixo:
4º Passo
Seguindo nos possíveis problemas relacionados com o sistema de limpeza, um ponto que observamos foi o desgaste da roldana do sistema de limpeza devido a mangueira original ser muito resistente, exigindo um esforço maior da peça para empurrar a tinta para fora. Nós identificamos o problema e encontramos uma solução, porém em alguns casos, de muito desgaste, é necessário fazer a troca da peça.
Veja no vídeo abaixo como chegar na peça e como fazer o reparo corretamente:
5º Passo
Se mesmo após fazer a instalação do dispenser e o reparo da roldana do sistema de limpeza ainda não estiver fluindo tinta corretamente para a caixa de descarte e a impressora ainda estiver com falhas de impressão, o problema pode estar relacionado com o mau encaixe do sistema de limpeza e o cabeçote, não protegendo corretamente a cabeça de impressão e consequentemente não puxando tinta quando feita a limpeza de cabeçote.
Para resolver esse problema nós realizamos a elevação da estação de limpeza, melhorando assim o encaixe da peças, veja como fazer no vídeo abaixo:
6º Passo
Até aqui, realizando todos os procedimentos relacionados aos problemas crônicos dessa linha de impressora, as falhas de impressão tem que parar, porém se persistirem o que pode estar causando as falhas é a qualidade da tinta, que pode estar estragada (sim, tinta estraga mesmo sendo original) ou é uma tinta de má qualidade mesmo. As vezes tinta estragada é vísível, deixando o equipamento nas partes iternas com uma coloração azulada, rosada, amarelada, porém as vezes não é perceptível, então só tem como saber realizando a troca da tinta.
Nós temos um vídeo tutorial mostrando como realizar essa troca de tinta de forma correta:
Se as falhas de impressão da sua impressora estiverem relacionadas aos problemas citados acima, realizando os procedimentos com atenção e seguindo o passo a passo dos vídeos o problema precisa ser resolvido, porém como manutenção de impressoras não é uma ciência exata, se os problemas persistirem você precisa levar seu equipamento para uma assistência técnica especializada!