Impressoras
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Software Ativador ou Software Reset e Ajustes não Reconhece a Impressora USB

Publicado em 15/08/2025 às 00:39 por Ramon Piekarski

Quando o Software Ativador, Reset ou de Ajustes não reconhece a impressora USB, normalmente o problema não é no software em si, mas na comunicação entre o computador e a impressora. Isso pode acontecer por diversos motivos, vamos verificar:

1. Driver da impressora ausente ou incorreto

O Windows precisa reconhecer a impressora como um dispositivo de impressão, não apenas como “dispositivo desconhecido”. Baixe e instale o driver oficial da impressora no site do fabricante (Epson, Canon, HP etc) ou aqui no site da Sulink, se não encontrar os drivers da sua impressora entre em contato conosco para auxiliarmos.

2. Modo de conexão incorreto

Alguns softwares de reset/ajuste exigem que a impressora esteja em modo normal ou modo de serviço (service mode), quando se trata de software ativador é com ela ligada normal mesmo. Verifique o manual do software para saber qual o modo que deve ligar. Não conecte via rede (Wi-Fi ou Ethernet), use cabo USB direto e preferencialmente na porta usb direta do PC, não use hub usb.

3. Problema no cabo ou porta USB

Cabos USB longos ou de má qualidade podem gerar falhas de comunicação. Use um cabo USB curto e original (2m ou menos), teste em outra porta USB (evite hubs USB) e teste em outro computador para descartar defeito físico.

4. Sistema Operacional incompatível

Alguns programas mais antigos só funcionam em Windows 7 ou Windows XP, não no Windows 10/11, teste rodar o programa em Modo de Compatibilidade (botão direito → Propriedades → Compatibilidade → Windows XP/7), se necessário, use uma máquina virtual ou um PC antigo apenas para essa função.

5. Permissões e antivírus

O software pode precisar de privilégios de administrador e pode ser bloqueado pelo antivírus, execute como administrador e adicione o programa na lista de exclusões do antivírus (ou desabilite o anti-virus e windows defender temporariamente).

6. Conflito de dispositivos (PORTA USB muito alta)

Veja esse conteúdo em vídeo que explica como zerar a numeração das portas USB.
 

 

7. Dica de Ouro!

Sempre que finalizar a manutenção de uma impressora que conectou no PC vá no Painel de Controle → Impressoras, e faça a remoção da impressora, para evitar acumular muitos dispositivos e a porta USB ficar alta. Se após seguir as instruções que passamos aqui mesmo assim não conseguir resolver recomendamos formatar o PC, aqui na Sulink costumamos formatar a cada 2 ou 3 meses, pois acumulam muitas impressoras e começa a dar conflito e não funcionar corretamente as impressoras no computador.

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Ramon Piekarski
Ramon Piekarski CEO da Sulink
Empresário, nascido em 1992 na cidade de Curitiba/PR, apaixonado por compartilhar conhecimento e sempre em busca de crescimento. Começou a trabalhar com impressoras em 2009, quando fundou a Sulink, lá na mesa de sala do apartamento de seus pais. Além de ser um visionário nos negócios, é paizão de 3 filhas maravilhosas (até agora, pois diz que a ideia é ter 7). Sempre buscou equilibrar suas responsabilidades familiares com o mundo empresarial, demonstrando que é possível alcançar o sucesso vivendo o momento presente. É uma prova viva de que transparência, responsabilidade e dedicação podem levar a conquistas extraordinárias. Sua trajetória inspira muitos a perseguir seus sonhos e nunca, mas nunca mesmo, comprometer seus valores.

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