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Impressoras HP Série PRO travadas na inicialização após "reset"

Publicado em 08/06/2024 às 12:38 por Ramon Piekarski
Impressoras HP Série PRO travadas na inicialização após "reset" no Blog Sulink

As vezes recebemos algumas mensagens de usuários que estavam com problemas em suas impressoras HP Série PRO e deram um reset para tentar resolver o problema, e após isso a impressora ficou travada na inicialização e não funcionava mais, nesse post quero explicar o que aconteceu com mais detalhes.

Os modelos que geralmente tivemos esses casos são:
Impressora HP PRO 251DW
Impressora Multifuncional HP PRO 276DW
Impressora Multifuncional HP PRO 8600
Impressora Multifuncional HP PRO 8610
Impressora Multifuncional HP PRO 8620
Impressora Multifuncional HP PRO 7510 A3
Impressora Multifuncional HP PRO 7610 A3
Impressora Multifuncional HP PRO 7612 A3
Impressora Plotter HP DesignJet T120
Impressora Plotter HP DesignJet T130
Impressora Plotter HP DesignJet T520
Impressora Plotter HP DesignJet T530
e outros modelos similares que tem visor/painel com a função de reset (semi-full reset / partial reset etc).

Primeiro vou explicar para que serve o semi-full reset, partial reset, hard reset etc:
Esses procedimentos de reset servem basicamente para restaurar os padrões de configurações de fábrica da impressora, a fim de que ela inicialize novamente, vai solicitar que coloque os cartuchos/cabeçote, identificando eles vai começar a fazer o alinhamento e depois as configurações iniciais, como ajustes de rede/wi-fi/fax e assim ela inicializa e fica pronta para uso novamente. Lembrando que ela não reset os contadores de impressão e informações técnicas da impressora, é apenas as configurações.

Qual é o problema que acontece da impressora ficar “travada na inicialização”? 
Vamos supor que impressora está com problema de reconhecimento de cartucho ou cabeçoite, informando que está com cartucho ausente ou danificado, ou que o sistema de tinta está com problema. Pensando que o reset resolve esses casos o usuário faz um dos resets, e como já expliquei acima, depois que o reset é feito a impressora vai começar a inicialização e a primeira coisa que ela vai querer fazer é reconhecer os cartuchos e cabeçote, só que como o problema da impressora já era de não estar reconhecendo os cartuchos ou o cabeçote ela não vai conseguir dar sequência na inicialização, ficando assim “travada”.

Mas Ramon, e para quais casos então eu faço o reset?
Existem alguns casos que mais utilizamos o procedimento de reset nesses modelos, que é para sair o aviso de cartucho vazio, quando fazemos a recarga dos cartuchos originais tendo apenas 1 kit de cartucho, ou quando está instalado o bulk ink e entrou ar no cabeçote, ou quando o jumper que faz para anular esse aviso acabou ficando ruim e deixou dar o aviso, ou quando é casos de procedimento de iniciar um cabeçote novo que está dando conflito de reconhecimento, varia de cada caso, o fato é que os casos que citei são erros virtuais de procedimento, e não problemas físicos de reconhecimento de cartucho ou cabeçote.

Resumindo, não faça o procedimento de reset se a sua impressora está informando cartucho/cabeçote ausente/danificado ou erro de problema no sistema de tinta, pois esses casos são problemas físicos, sendo que alguma ou mais dessas peças que vou listar abaixo pode estar com problema:
- Cartucho (chip)
- Placa de contatos do cabeçote
- Cabeçote
- Placa do carro de impressão
- Cabo flat que interliga o carro de impressão até a placa lógica
- Placa Lógica

Ok, e como eu resolvo agora esse problema?
A impressora agora ficará nessa tela aguardando você colocar os cartuchos ou cabeçote para inicializar, e você já colocou o cabeçote e cartuchos, e mesmo assim ela não seguiu em frente para inicializar, porque ela não está conseguindo reconhecer os cartuchos ou o cabeçote, visto que alguma das peças que citei acima não está funcionando corretamente, então precisará testar cada peça invertendo com outras peças que sabe que está boa para ir identificando qual peça está boa ou ruim, e assim fazer a substituição e seguir em frente com a inicialização. Aqui na Assistência Técnica Sulink nós geralmente temos impressoras similares funcionando para poder inverter peças com a impressora que está com esse problema, e com isso conseguimos dar andamento na manutenção e reparo/conserto, infelizmente sem ter peças para reposição ou testes fica impossibilitado de conseguir seguir em frente, e se você não tem como fazer esses testes é necessário levar sua impressora para um técnico especializado que tenha um equipamento similar (quando digo similar é que tenha peças que são compatíveis entre elas), as vezes temos o mesmo equipamento e assim conseguimos testar praticamente todas as peças que possivelmente estejam com defeito.

No vídeo abaixo explico com mais detalhes na prática o que acontece, assiste aí:


 

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Ramon Piekarski em SulinkPlus
Ramon Piekarski CEO da Sulink
Empresário, nascido em 1992 na cidade de Curitiba/PR, apaixonado por compartilhar conhecimento e sempre em busca de crescimento. Começou a trabalhar com impressoras em 2009, quando fundou a Sulink, lá na mesa de sala do apartamento de seus pais. Além de ser um visionário nos negócios, é paizão de 3 filhas maravilhosas (até agora, pois diz que a ideia é ter 7). Sempre buscou equilibrar suas responsabilidades familiares com o mundo empresarial, demonstrando que é possível alcançar o sucesso vivendo o momento presente. É uma prova viva de que transparência, responsabilidade e dedicação podem levar a conquistas extraordinárias. Sua trajetória inspira muitos a perseguir seus sonhos e nunca, mas nunca mesmo, comprometer seus valores.

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